O que são análises clínicas?
Análises clínicas é um termo utilizado para designar exames que buscam estudar de forma aprofundada os diferentes componentes biológicos do organismo, como sangue, urina e fezes, por exemplo.
Além disso, o estudo de análises clínicas também pode envolver outras substâncias do corpo, como a saliva e o sêmen, pedaços de tecido removidos por conta de biópsias, líquido cefalorraquidiano e outros.
Esses materiais podem ser coletados em um laboratório médico especializado, em um hospital ou até mesmo na coleta domiciliar. No caso de tecidos retirados por meio de biópsia, a depender de sua localização, pode ser necessário realizar um procedimento cirúrgico para a retirada dessas amostras.
Assim que são coletadas, as amostras são encaminhadas para as análises clínicas. Elas são observadas em laboratório, analisadas com diferentes equipamentos laboratoriais e, então, o paciente recebe seus resultados.
Na maior parte dos casos, as análises clínicas chegam acompanhadas de números de referência chamados de “padrões” que servem para entender se o paciente está dentro de parâmetros normais e esperados ou se há algo alterado em seus exames laboratoriais
É recomendado que as análises clínicas sejam sempre analisadas por um médico, já que ele saberá interpretar o exame de forma correta, entendendo a realidade do organismo de cada paciente.
Para que servem as análises clínicas?
As análises clínicas podem ser estudadas em um simples exame de check-up anual e também podem ser exames realizados com o objetivo de diagnosticar doenças e condições médicas diversas, além de servirem como um indicador de como anda a saúde do paciente.
No dia a dia de um médico, as análises clínicas acabam servindo para entender melhor como funciona o organismo do paciente, permitindo um estudo aprofundado dos mais diferentes componentes biológicos do corpo e um resultado mais preciso e correto.
Muitas vezes, as análises clínicas são recomendadas em complemento a outros exames, como exames de imagem ou mesmo exames cardiológicos, por exemplo.
Bem informado sobre os parâmetros do organismo daquele paciente, o médico poderá oferecer a ele um diagnóstico e tratamento mais precisos e corretos.